Invisalign é uma marca registrada de alinhadores ortodônticos transparentes, talvez a mais famosa do mundo. É bem verdade que a Align Technology (https://www.aligntech.com/) sediada nos Estados Unidos expõe números gigantescos quando o assunto se refere a Alinhadores Sequenciais gerados por Tecnologia CAD-CAM. Iniciou em 1999, são mais de 6 milhões de casos tratados por 100.000 Ortodontistas de todo o mundo e revela investir mais de 60 milhões de dólares por ano em pesquisas. A empresa conta com uma estrutura de marketing invejável, utilizando sempre elementos relacionados à emoção, felicidade e beleza na exposição do produto ao público leigo (https://www.youtube.com/watch?v=4H8r3Sb4Oms).
Os pacientes rotineiramente são abordados pelos anúncios Invisalign em revistas, outdoors, dentro de cinemas, shopping centers, estações de trem ou aeroportos de todo mundo: ou seja, se você lê, compra, se locomove ou se diverte, certamente já se deparou com um anúncio desta gigante dos alinhadores transparentes. Não se surpreenda também se encontrar Ortodontistas na redes sociais divulgando euforicamente que são Invisalign Doctors. Estes são constantemente incentivados a falarem sobre seus tratamentos realizados.
Realmente é bem possível alcançar fantásticos resultados com alinhadores transparentes e a experiência é empolgante! Mas é preciso ter cuidado: todo movimento ortodôntico, por maior que seja a tecnologia empregada, envolve anos de estudo e alto conhecimento do profissional que acompanha seus pacientes. A técnica com alinhadores gerados por tecnologia CAD-CAM deve obedecer parâmetros rígidos de planejamento que, se não forem seguidos incorrerão em tratamentos mal acabados, como qualquer outro tipo aparelho. E isto, claro, não tem nada a ver com a marca do alinhador e sim com a capacidade do profissional em finalizar os casos com equilíbrio, depreciando a excelência dos tratamentos em prol da venda de um aparelho “mais confortável de se utilizar”.
De fato, os alinhadores frequentemente induzem os pacientes a desejarem os resultados que enxergaram nas belas simulações geradas no computador! No final, não vale mais analisar se o problema esteve com este paciente que não utilizou o aparelho corretamente (22 horas por dia) ou se o profissional não foi capaz de conduzí-lo com propriedade. A mídia vende os sonhos de sorrisos bonitos e os representa como algo que não exige grandes esforços para alcançá-los. Por ironia da natureza humana, a felicidade fácil não é algo alcançável para a maioria das pessoas e o sorriso perfeito que a acompanha, assim com a vida, também exige estratégia, paciência e muita dedicação.