Parabéns por escolher o Tratamento Ortodôntico com Alinhadores! Este é um excelente caminho para alcançar um sorriso mais bonito e e uma mordida mais funcional!
Saiba que os Alinhadores são um tipo de aparelho que integram a maior tecnologia da atualidade e seu Ortodontista certamente estará capacitado para orientar-lhe a respeito de todos os cuidados necessários. Entretanto, é importante que você saiba que este tipo de tratamento tem algumas particularidades: este pequeno manual tem a finalidade de ensiná-lo a cuidar do seu aparelho e a conhecê-lo melhor.
Conheça agora as “TRÊS REGRAS DE OURO” de todo tratamento com alinhadores:
Encaixe correto do aparelho: não tem erro, o alinhador deve “vestir” exatamente os dentes. Não devem “sobrar” espaços e, para que esse encaixe fique perfeito é fundamental que sejam utilizados os chamados “chewies” (ou mordedores) de borracha, fornecidos pela nossa clínica. Veja o video a seguir para entender como funcionam essas borrachinhas: CLIQUE AQUI PARA VER COMO USAR OS MORDEDORES
Número de horas e precisão nas trocas dos aparelhos : a regra é clara, devemos usar os alinhadores por TODO o tempo possível, menos ao comer e escovar os dentes, ou seja, em média, durante 22h/dia. Você poderia perguntar: “Mas, o que acontece se eu tirar para ir ao jantar de sábado à noite ou no churrasco de domingo, com a família?” Se você foi um paciente exemplar durante todos os outros seis dias, você pode ter um bônus nestes eventos sociais. Isso não quer dizer que o Ortodontista vai aprovar essa interrupção, pois existe um risco de que seus dentes “voltem” um pouco nestes momentos de relaxamento, mas os problemas seriam reduzidos para aqueles que foram assíduos na utilização dos aparelhos. Outra pensamento comum: e se eu usar o mesmo aparelho por alguns dias a mais (no caso de não usar as 22h/dia), isto estaria correto? Na verdade, NÃO é o melhor a fazer! O problema é que os alinhadores são fabricados com um plástico flexível e como tal, este sofre deteriorização depois de 07 a 10 dias de uso contínuo, dependendo da espessura do material. Por isto, pode até parecer que um aparelho “mais velhinho” esteja melhor adaptado, mas na verdade, provavelmente o aparelho já sofreu uma deformação e nem tem mais força para mover seus dentes…
Colocação/retirada dos alinhadores da boca: os alinhadores se encaixam facilmente aos dentes superiores e inferiores. Quando os aparelhos estão novos, é comum que eles fiquem mais presos aos dentes, oferecendo resistência à remoção. Retire sempre os alinhadores da boca pela parte de dentro e de trás, onde a resistência será menor (de um lado e de outro) e depois na frente. Existem “ganchinhos” próprios que ajudam a remover os aparelhos (nós os fornecemos). Avise seu Ortodontista se os alinhadores estão muito difíceis ou muito fáceis para retirá-los. Somente ele poderá ajustar o encaixe correto de seus aparelhos!