A auto-estima e a qualidade de vida pessoal está diretamente ralacionada com a harmonia do sorriso.
A correção das irregularidades das arcadas contribui para uma mastigação mais confortável, facilita a higiene do dentes, contribui para conservar dentes e gengivas saudáveis e possibilita um sorriso esteticamente agradável. Esses benefícios estão diretamente relacionados à qualidade de vida dos indivíduos como a melhora da auto-estima, convívio social e sucesso profissional.
Sim. Se problemas de oclusão estão presentes, freqüentemente ocorrem desvios da função mastigatória, com alterações na ATM, articulação próxima ao ouvido responsável pelo movimento da mandíbula. A presença de estalos na articulação, dores nos músculos da cabeça e pescoço, dores de ouvido e muito freqüentemente dores de cabeça, são apenas alguns dos sintomas da chamada DTM (distúrbio Temporomandibular). Outros fatores podem agravar o quadro como o bruxismo noturno (rangimento de dentes), próteses ou dentes mal posicionados.
O tratamento desse problema tão comum inclui basicamente o uso de desprogramadores oclusais e correção da função mastigatória. Nesse sentido, a Ortodontia tem função primordial por corrigir a função mastigatória contribuindo a normalidade da ATM.
A Clínica Bacci tem inúmeros casos tratados, com resolução e controle de DTMs.
Cada caso tem suas particularidades, podendo levar poucos meses ou até casos mais complexos que podem durar 2 anos ou mais. Na verdade, o tempo de tratamento está relacionado a fatores muito diversos como colaboração do paciente, reações a movimentação dentária, condições de saúde de gengiva, entre outros. Alguns casos são muito simples e mais rápidos e outros exigem grandes movimentações dentárias ou acompanhamento do desenvolvimento dos ossos da face durante alguns anos e determinam um tempo maior de tratamento. A média, para tratamento com aparelhos fixos, é de 22 a 26 meses de tratamento.
Há muito tempo o fator “idade” deixou de ser uma limitação para o tratamento ortodôntico. Para realizar a movimentação dos dentes com aparelhos é fundamental ter boa saúde e uma condição periodontal favorável (gengiva e osso saudáveis) e esse fator não tem a ver somente com a idade. Sabe-se que a sobrevida dos brasileiros (em média 72 anos, segundo o IBGE em 2007) vem aumentando a cada ano. Isso significa que cada vez mais homens e mulheres podem se beneficiar com tratamentos que favorecem a saúde e a estética, como o tratamento ortodôntico. Ainda que seja possível movimentar os dentes em adultos de qualquer idade, é bom considerar que nas idades mais avançadas, o tratamento deve ser especialmente executado com forças menores e exige dedicação por parte do paciente e competência do profissional.
A Ortodontia chegou a um excelente nível de aceitação devido a recentes avanços importantes: técnicas mais eficientes, mais agilidade, estética e conforto na movimentação dos dentes. Raramente os aparelhos extrabucais (“freios”) são utilizados hoje em dia e as cirurgias, quando necessárias, estão bem menos traumáticas e mais acessíveis. A participação do paciente no tratamento continua sendo importante e avanços como os mini-implantes para ancoragem em ortodontia, tornaram o tratamento mais rápido e menos dependente da ação do paciente.
Conforto e estética durante o tratamento ortodôntico: essa é a tendência atual.
A Técnica com aparelhos invisíveis é uma excelente idéia que definitivamente satisfaz ao público que necessita de aparelhos ortodônticos, mas não quer passar pelo incômodo antiestético dos aparelhos convencionais. Há clínicas no México, Estados Unidos e Europa que atendem exclusivamente com essa técnica.
O ortodontista Henrique Bacci, desenvolve estudos nessa área há vários anos e, pela série de vantagens que o aparelho oferece, atende exclusivamente através dessa técnica.
É a técnica de correção das irregularidades das arcadas dentárias, através de aparelhos fixos posicionados na face lingual (por trás dos dentes) com a intenção de disfarçar ao máximo o tratamento ortodôntico, mesmo nos casos com extrações de dentes.
O aparelho lingual é fixado na face de trás dos dentes (face lingual) e o tratamento é mantido praticamente imperceptível.
Surgiu nos anos 70 quando figuras públicas e artistas de Hollywood, interessados em melhorar a estética dos dentes, recusavam-se demonstrar sorrisos metálicos. O Dr. Craven Kurz, da Universidade da Califórnia, começou então a instalar os aparelhos fixos pelo lado lingual a fim de escondê-los e daí surgiu a Ortodontia Lingual. No Japão, na mesma época, o Dr.Kinja Fujita, também realizou esse tipo de trabalho com a finalidade de proteger seus pacientes que se machucavam sempre com golpes de artes marciais que atingiam a boca. Até hoje esse aparelho é procurado freqüentemente por esportistas.
A adaptação do aparelho lingual, em comparação ao aparelho convencional é praticamente no mesmo tempo, ou seja, a pessoa sente certo incômodo no início que vai diminuindo e desaparece em até 15 dias. A dicção é prejudicada no início, mas, em até 20 dias, a maioria das pessoas passa a falar normalmente. Um grande avanço recente modificou o tamanho e a forma do aparelho lingual, tornando-o bem menor e mais confortável do que os anteriores. Em uma pesquisa que está em desenvolvimento na Clínica BioFacial, 85% dos entrevistados apresentaram pouco ou nenhum inconveniente e 100% dos pacientes recomendariam o aparelho para amigos ou parentes. Isso demonstra que a aceitação é excelente para essa nova geração de aparelhos.
“O aparelho incomoda um pouco inicialmente com relação à fala, mas a adaptação é relativamente rápida. Quanto à aparência o resultado é excelente, ninguém percebe que você está usando aparelho.”
A. S.,24 anos, biólogo.
O aparelho lingual é indicado para quaisquer pessoas que não desejam demonstrar que estão em tratamento com aparelhos ortodônticos. As pessoas comuns também têm se preocupado com a aparência antiestética dos aparelhos convencionais e não ficam a vontade para sorrir em eventos sociais como casamentos ou restaurantes e também optam pelo aparelho invisível. O aparelho lingual é o único que passa praticamente despercebido nessas ocasiões.
O Aparelho Lingual é a maneira mais discreta de se realizar seu tratamento ortodôntico.
Não. Somente as consultas tendem a serem mais longas porque exige maior riqueza de detalhes e cuidados durante o tratamento, mas o tempo final de tratamento é praticamente o mesmo.
Não. É bem tranqüilo para se fazer a higiene do aparelho lingual, sendo que essa orientação e auxílio são passados pelo profissional e sua equipe. A língua naturalmente ajuda na limpeza durante a mastigação e para passar o fio dental normalmente o paciente não necessita de agulhas especiais, como na técnica convencional. As orientações e o auxílio na limpeza do aparelho são constantes cuidados na Clínica Bacci.
Todos casos podem ser tratados por essa técnica, dos mais simples até os mais complexos e mesmo os que necessitam de cirurgia ortognática. As maiores limitações podem se encontrar quando os dentes são muito curtos pelo lado lingual (por trás) o que dificultaria a fixação do aparelho e em pessoas que tem limitação de abertura bucal, pela dificuldade de acesso.
Não! Pela técnica lingual, a preocupação com a estética é constante. Se houver a necessidade de extrações de dentes para corrigir o problema da maloclusão, são fixados dentes provisórios preenchendo os espaços para que esses não apareçam.
Espaços deixados por extrações são preenchidos por dentes provisórios até seu completo fechamento.
Sim. Como a face vestibular (da frente) fica livre, o paciente pode fazer tratamentos estéticos com esse aparelho.
Até pouco tempo atrás, a Ortodontia Lingual possuía valores muito maiores se comparados à Ortodontia convencional. Esses valores estariam ligados ao alto preço dos materiais e à capacitação diferenciada do profissional e da equipe. Hoje em dia, com a simplificação técnica os valores estão pouco acima daqueles de um tratamento pelo aparelho convencional de melhor qualidade. A Clínica BioFacial utiliza laboratório próprio e por isso disponibiliza uma das melhores relações possíveis de custo-benefício na prestação de serviços em ortodontia invisível.
Existe uma forma de tratamento que seria a resolução mais simples possível de problemas que envolvem a estética, diminuindo o custo e o tempo de tratamento com o aparelho lingual. Muitas vezes é possível tratar dessa forma, como nos casos onde incisivos inferiores “entortaram” depois de terminado o tratamento ortodôntico.
Uma análise muito criteriosa deve ser realizada para que os fatores causadores do problema sejam eliminados para que os dentes não mudem de posição novamente.
Na década de 80 uma quantidade significativa de ortodontistas norte-americanos começou a utilizar essa técnica, motivados pela excelente idéia da camuflagem dos aparelhos ortodônticos de seus pacientes mais exigentes. Entretanto, não existiam estudos, materiais adequados e treinamento suficiente, na época, para se trabalhar com a nova técnica. Como conseqüência, os tratamentos não satisfaziam as necessidades dos pacientes e a técnica foi desacreditada durante muitos anos, desmotivando muitos profissionais, na época. Essa imagem de insucesso não condiz com a situação atual, onde pesquisas ao longo de duas décadas, fizeram com que a Ortodontia Lingual se firme como a mais efetiva técnica de tratamento invisível da atualidade.
São aparelhos removíveis transparentes que fazem a movimentação dos dentes, indicados para casos mais simples ou então para aquelas pessoas que já utilizaram aparelhos fixos e os dentes apinharam (\”entortaram\”) levemente. As vantagens desses sistemas é que são imperceptíveis e, na maioria das vezes, corrigem os dentes rapidamente. A Clinica Bacci é credenciada para os sistemas Invisalign e Cleartek. Também oferece seu próprio sistema de alinhadores, confeccionados com a ajuda de impressoras 3D de última geração. As maiores vantagens deste último são a rapidez na confecção dos aparelhos e na relação de custo-benefício, a melhor que pode ser encontrada no mercado. https://www.henriquebacci.com.br/fabricalalinhadores/
De modo geral, o aparelho inferior incomoda um pouco mais que o superior, quando se refere à adaptação da língua, embora espera-se que em poucos dias o paciente se sinta acostumado à presença do aparelho. O aparelho lingual superior quase não incomoda a língua, mas, em alguns casos atrapalha a mastigação nos primeiros dias.
É normal que os dentes fiquem sensíveis e o paciente sinta os dentes um pouco “amolecidos” durante 2 dias, exceto a primeira vez em que se ativa o aparelho, quando esse tempo pode chegar a até 5 ou 7 dias. Como cada pessoa tem uma reação diferente, o ortodontista vai conhecendo a “força ótima” para cada paciente, ou seja, os dentes devem se movimentar sempre com o menor desconforto possível, nos dias após as ativações.
CAD-CAM é uma sigla que significa, traduzindo ao português: “Desenho Auxiliado por Computador-Fabricação Auxiliada pelo Computador”. A Ortodontia do Século XXI possui a possibilidade de utilizar recursos tecnológicos que permitem customizar virtualmente os aparelhos (CAD) e depois convertê-los, por meio de processos de impressão 3D, em aparelhos reais (CAM).
Sendo os aparelhos ortodônticos considerados ferramentas de alta precisão, porque não fabricá-los de forma a proporcionar máxima eficiência e reduzir a margem de erros humanos? É isto que o processo CAD-CAM possibilita e, na medida em que se tornará mais conhecido, consistirá no próximo divisor de águas da Ortodontia. O resultado será mais conforto, rapidez e estética aos pacientes.
A utilidade da Toxina Botulínica é muito mais ampla do que na suavização das rugas e linhas de expressão. Não faz muito tempo que se descobriu que este medicamento é útil para aliviar espasmos musculares faciais (tiques), rigidez muscular em geral, hiperidrose (sudorese excessiva) e também para o tratamento de dores de cabeça tensionais. No caso dos músculos de mastigação, este problema aparece sob a forma de bruxismo (ranger de dentes), briquismo (travamento), dores da ATM e dores cervicais e de cabeça e pescoço, especialmente na região frontal e temporal (perto dos ouvidos). A resolução n 145 de 27 de março de 2014 do CFO (Conselho Federal de Odontologia) autorizou o Cirurgião-Dentista a aplicação da Toxina com finalidade terapêutica. Dr. Henrique Bacci possui Curso de Capacitação da toxina botulínica e associa amplamente este medicamento na remissão de dores de origem muscular e, também, nos tratamentos ortodônticos linguais.
Av. Braz Olaia Acosta, 727 - Conj. 504
CEP 140260-040 - Ribeirão Preto - SP
Telefone:
(16) 3913.4500
(16) 9 8169 7678