1. Como funciona o alinhador dental transparente?
Resposta: Quase todos alinhadores seguem um mesmo processo de produção: a partir das imagens do escaneamento dos dentes, o ortodontista ou uma empresa irá realizar a movimentação dentária pretendida em um programa de computador. Assim que o resultado é dessa movimentação é aceito, um jogo de alinhadores é produzido em sequencia, que dizer, um pequeno movimento é idealizado entre cada aparelho, desde a situação inicial até o final, com os dentes corrigidos. Se o paciente usar corretamente os aparelhos é esperado que de 50% a 70% do que é observado no computador irá ocorrer, na vida real. É por isto que, na maioria das vezes, serão necessários dois ou mais jogos de aparelhos para ficar com o tratamento perfeitamente finalizado.
2. Qual o melhor alinhador transparente?
Resp.: Existem diferentes métodos de se fabricar os alinhadores. Estes aparelhos podem ser fabricados por empresas estrangeiras (Invisalign e ClearCorrect, por exemplo) ou os nacionais. Os alinhadores podem ser produzidos também pelos Ortodontistas e por técnicos de laboratório, os chamados alinhadores “in-office”. Nem sempre os sistemas mais famosos e mais caros são os melhores para você, pois como existem muitas opções, o melhor alinhador é aquele que o Ortodontista irá indicar para o seu caso. Somente ele poderá definir uma opção ideal para a solução de seu sorriso e com um orçamento que caberá no seu bolso.
3. Em quais casos se pode usar Invisalign?
Resp.: Uma quantidade grande de casos podem ser resolvidos com alinhadores transparentes, como os apinhamentos, os problemas de dentes protruídos (‘pra frente’) e aqueles de mordidas abertas. Entretanto, é bom saber que a maioria dos artigos científicos concluiram que nem todo tipo de tratamento é realizado com perfeição com este tipo de aparelho. Na verdade, embora existam doutores que consigam tratar casos complexos com Invisalign, isto não quer dizer que seja fácil tratar qualquer caso com este tipo de aparelho. Para comprovar, basta basculhar pela internet e irá ver que a imensa maioria de casos bonitos apresentados, serão de casos mais simples. A melhor maneira de se informar é escolhendo bem o profissional e talvez assegurar que ele seja capaz de tratar seu caso com exatidão.
4 .Qual a diferença do alinhador transparente e o aparelho normal?
Resp.: Os alinhadores transparentes levam as vantagens de serem mais fáceis de se adaptar, de fazer a limpeza dos dentes e de serem mais estéticos, comparados com os aparelhos fixos comuns. Mas por outro lado, podem ser limitados para se conseguir determinados movimentos dentários. Bom, é claro que alinhadores servem para pessoas com MUITA disciplina, pois devem ser usados o tempo todo e removidos somente para comer. De maneira resumida, se seu caso for simples ou de média complexidade e você for uma pessoa comprometida com o tratamento pode ser uma ótima opção! Mas, tome cuidado: casos muito complexos podem demorar muito mais do que o previsto com alinhadores e aí, os aparelhos fixos (ou tratamentos “híbridos”) podem ser mais indicados.
5 .Meu dentista me mostrou uma simulação no computador. Posso dizer que este será o resultado esperado para o meu tratamento?
Resp.: As simulações em 3D servem para se ter uma ideia de que se espera no final do tratamento de seu sorriso e também são importantes para idealizar os aparelhos alinhadores. Mas, nunca deveriam ser entendidos como garantias de resultado. Vários estudos revelaram que, em média, apenas 50% do que é visto na tela do computador deverá ser esperado como resultado real no tratamento de pacientes com Invisalign.
6 .O tratamento com Invisalign me pareceu um pouco difícil de fazer, por causa do valor mais alto em comparação aos demais alinhadores. Existem outras opções mais baratas?
Resp.: Na área de saúde e, especialmente na Ortodontia, vários fatores impactam no custo final do procedimento. Assim, seria muito superficial fazer uma comparação baseada somente no preço do aparelho. Quer dizer, por exemplo: o tratamento com a marca Invisalign pode ter um custo um pouco maior que as demais marcas, mas pode ser um ótimo investimento pelas características próprias de sua patente. Mas, isto também não poderia ser considerado uma garantia de sucesso nas mãos de profissionais despreparados. Da mesma maneira, alinhadores considerados “mais baratos” podem funcionar perfeitamente, desde que o Ortodontista seja capacitado para conduzir seu tratamento. Tudo é uma questão de equilíbrio!