Ortodontia Lingual, Alinhadores & Toxina Botulínica

14/01/2016
0

Na terceira sessão da Convención LifeStyle, anualmente realizada na cidade do México, Henrique Bacci representou o Brasil apresentando conferência intitulada “Ortodoncia Lingual, Toxina Botulínica & Alineadores: un Abordaje interdisciplinario”. O evento ocorreu nos dias 3 e 4 de setembro de 2015 no Centro Medico Nacional Siglo XXI Hospital de Especialidades.
A ideia de associar os princípios da técnica lingual com os alinhadores partiu de Juan Carlos Borgatta, Coordenador do Congresso e Diretor da Borgatta Especialidades Médicas, situada naquele país. Não obstante, Bacci considerou que o tema Toxina Botulínica atrairia também a atenção e agregou os três temas, em duas horas de apresentação, além de qiunze minutos de perguntas sobre os assuntos. Compareceram aproximadamente 1.150 pessoas.
Mas, o que se pode desenvolver a repeito destes assuntos tão diversos e mesclados numa só apresentação que atraíram um público tão numeroso? “Durante a primeira hora, procurei abordar, de forma geral e em separado, a Ortodontia Lingual, em casos tratados com esta técnica. Suas principais vantagens relacionadas à estética e biomecânica, além do últimos avanços relacionados ao sistema autoligados e de baixo perfil foram comentados. Mas também ressaltei as desvantagens, principalmente no que se refere ao controle de sobremordida em pacientes parafuncionais”, ressalta Bacci. E continua: “numa segunda parte, demonstrei que os alinhadores estéticos são parte obrigatória do arsenal ortodôntico, especialmente no que se refere às finalizações e contenções de pacientes com aparelhos fixos linguais e vestibulares. Não deixamos de falar dos alinhadores sequenciais gerados por tecnologia CAD-CAM, que representam um grande mercado em franca expansão. Depois, demonstrei o que considero uma selecionada sessão de artigos sobre toxina botulínica, particularmente um assunto que me encanta. Teoria e prática sobre o controle do crescimento facial, remissão de dores faciais, redução do sorriso gengival, tratamento de apnéia, cefaléia tensional, proteção dos trabalhos odontológicos entre outros usos da T.B. foram discutidos com os colegas.” Sobre este tema, uma frase que resume importância do uso terapêutico da T.B., publicada na revista Parksonism and Related Disosrders: “… talvez a importância da descoberta da Toxina Botulínica se assemelha à dos antibióticos e à da anestesia, nos dias atuais.”
Nos minutos finais, Bacci agrega que a Toxina Botulínica auxilia enormemente o controle das forças musculares intensas em pacientes com sobremordida, auxiliando a intrusão dos dentes anteriores, mediante às forças dos contatos oclusais dos bráquetes com os dentes, em Ortodontia Lingual. Com este problema superado, a Técnica Lingual passa a ser mais controlada também em parafuncionais e o problema levantado na primeira parte da apresentação tem a sua solução encontrada. Fechando a conferência, foram demonstrados, com detalhes, dois casos clínicos completos e de alta complexidade, um com mordida aberta e outro com mordida profunda e parafunção, amboras tratados com as associações comentadas.
“Avançamos bastante nestes temas, mas, certamente, não alcançamos nem a metade do que poderemos fazer num futuro muito próximo”, diz Bacci.