TECNOLOGIA CAD-CAM & ORTODONTIA

TECNOLOGIA CAD-CAM: O QUE SIGNIFICA?

CAD-CAM é uma sigla que significa, traduzindo em português: “Desenho Auxiliado por Computador-Fabricação Auxiliada pelo Computador”.  A Ortodontia do Século XXI possui recursos tecnológicos que permitem gerar virtualmente os aparelhos (um processo chamado de “CAD”) e depois convertê-los, por meio de impressão 3D ou por fresagem e sinterização, em aparelhos reais (“CAM”).

Para a produção dos aparelhos fixos gerados por tecnologia CAD-CAM, deverão ser seguidos três passos principais:

1- Geração de imagens 3D: captação das imagens dos dentes do paciente por meio de um escaneamento intraoral, gerando um modelo virtual.

2- Simulação do tratamento: por meio de um software específico, o ortodontista define e aprova o posicionamento final dos dentes do seu paciente. Este modelo recebe o nome de “Set up”.

3- Posicionamento virtual dos bráquetes: agora que o posicionamento dos dentes está definido, os bráquetes são colocados nos dentes, virtualmente. Este minucioso serviço é realizado por empresas especializadas.

A partir deste momento, a empresa responsável pela “produção física” dos aparelhos receberá os arquivos e fabricará os bráquetes. Para que os bráquetes sejam colocados exatamente na mesma posição idealizada pelo ortodontista, este profissional receberá “guias” de posicionamento (moldeiras de transferência).

QUAL A DIFERENÇA PRÁTICA ENTRE OS APARELHOS CONVENCIONAIS E AQUELES GERADOS POR TECNOLOGIA CAD-CAM? 

Sistemas que utilizam esta tecnologia resultam em alta precisão. Na prática, isto significa que os dentes serão levados mais facilmente à sua posição final, já que o aparelho foi virtualmente programado para esta finalidade.  

É importante notar que as tecnologias avançadas em aparelhos ortodônticos não substituem a necessidade de alto conhecimento do profissional que conduz este tipo de tratamento. O objetivo aqui é o de reduzir a dificuldade de finalizar perfeitamente seus casos, em contraste ao que ocorre quando os aparelhos pré-fabricados comuns são utilizados.

Por que não utilizar aparelhos ortodônticos que porporcionam máxima eficiência e reduzem a margem de erros humanos? É isto que o processo CAD-CAM possibilita e, na medida em que se tornará mais conhecido, consistirá no próximo divisor de águas da Ortodontia. O resultado será mais conforto, rapidez e estética aos pacientes.

O Octopus L é o primeiro sistema ortodôntico lingual produzido por Tecnologia CAD-CAM na América Latina e foi idealizado por Henrique Bacci em parceria com a Aditek do Brasil.