PróximoAnterior

CAD-CAM: 5 fatos que vão mudar completamente a Ortodontia como a conhecemos

Muito se tem falado sobre o uso do CAD-CAM na Ortodontia. A grande verdade é que o panorama da especialidade está acompanhado a tendência tecnológica que está mudando o mundo em nossa volta! Vivemos na Quarta Revolução Industrial, aquela descrita por Klaus Schwab, onde prepondera “a interação entre a nanotecnologia com as pesquisas de conhecimento do sistema nervoso central humano, pela impressão 3D e pelas redes móveis de comunicação. Juntas, elas vão criar uma realidade nunca antes imaginável”.

Como este horizonte inovador vai influenciar a vida dos pacientes e dos profissionais de Ortodontia? Não importa sua idade, certamente você irá perceber que os aparelhos ortodônticos deixarão de ser os mesmos e isto irá acontecer abruptamente, como a assimilação de toda tecnologia inovadora.

Conheça aqui os 5 fatos que vão sofrer influência da Tecnologia CAD-CAM e que mudarão o futuro da Ortodontia que você conhece para sempre:

  • Prescrição Individualizada

Desde os anos 80, inúmeros tipos de aparelhos fixos foram idealizados com a intenção de conduzir os dentes a uma posição ditada por uma média da população. Obviamente, este foi um grande passo para reduzir a dificuldade dos tratamentos, mas ainda ficamos longe de conseguir abranger a complexa amplitude das condições da dentição humana. O processo CAD (Computer Aided Design) permite idealizarmos a dentição de cada paciente a partir de uma espécie de “simulador de tratamento” (virtual setup). A partir da posição individualizada de cada paciente, o aparelho que irá ser responsável pela movimentação dentária é produzido, seja ele um alinhador transparente (aligners), um aparelho fixo convencional ou um aparelho lingual (posicionado por trás dos dentes). Aqui entra o processo CAM (Computer Aided Manufacturing) onde os aparelhos podem ser impressos em vários materiais (resina calcinável e metal, por exemplo), usinados ou sinterizados a laser.

  • Precisão

É fato consumado: tudo que pode ser automatizado tenderá a ser realizado por computadores. Até mesmo reconhecidas funções humanas -como dirigir automóveis- serão delegadas aos softwares. O que dizer do posicionamento de bráquetes ortodônticos? O posicionamento de bráquetes em Ortodontia é totalmente reproduzível por algorítimos. No processo digital realizado pelo CAD, o alinhamento dentário em um setup beira a perfeição. Além do mais, a oclusão final dos pacientes vista em um oclusograma é uma ferramenta imprescindível para o planejamento do equilíbrio dentário final. Um iniciante em Ortodontia ou mesmo uma assistente posicionarão os bráquetes com uma precisão que somente seria possível depois de anos de experiência.

O grau de precisão dos alinhadores sequenciais gerados por CAD-CAM é cada vez melhor e os ortodontistas têm se sentido cada vez mais seguros em indicar estes tipos de aparelhos aos seus pacientes. Os setups virtuais oferecem uma clareza de resultados muito fácil de assimilar por profissionais e pacientes. Embora a discussão que envolve as limitações do uso de alinhadores esteja muito longe de terminar, não se pode negar que estes serão muito mais populares num futuro próximo.

  • Tempo de tratamento

Com as ferramentas certas será muito mais fácil alcançar o final do tratamento. Os avanços proporcionados pelos estudos em 3D proporcionarão cada vez mais acurácia no diagnóstico e com isto, o planejamento ortodôntico será muito menos passível de erros. Já é possível realizar setups utilizando tomografias, algo que o mercado digital irá oferecer rotineiramente, em pouco tempo. Na ortodontia fixa, os bráquetes e arcos individualizados pelo CAD-CAM reduzem expressivamente o tempo de cadeira e a possibilidade de imprecisões. Menos erros repercutirão em tratamentos com conduções mais lineares, com repercussão direta na redução final do tempo de tratamento.

  • Interesse das empresas

A Revolução digital na Ortodontia será assim: uma empresa localizada do outro lado do planeta pode prestar o serviço digital CAD ao profissional localizado aqui no Brasil, por exemplo, por meio de uma Interface hospedada na Internet. As vias digitais de transações financeiras (cartão de crédito, por exemplo) permitem o intercâmbio financeiro sem limites de distância ou risco de inadimplência. O workflow universalizado certamente irá gerar uma explosão de prestadores de serviços digitais, os quais, frente à concorrência global vão buscar oferecer melhores preços e eficiência na geração de arquivos ortodônticos de setups. Os scannersdigitais ainda são inacessíveis para a maioria dos profissionais, mas logo ficarão populares assim como os fotopolimerizadores já foram artigos de luxo.  Haverá núcleos em cada país responsáveis pelo CAM, ou seja, pela “conversão física” dos aparelhos, algo que já vem acontecendo no caso da Ortodontia Lingual há anos. Os bráquetes convencionais de qualquer empresa no mundo serão posicionados virtualmente e as moldeiras para colagem indireta fabricadas por processo de impressão 3D oferecerão uma precisão inatingível pelas mãos humanas. No caso dos alinhadores, por exemplo, os dentistas ou técnicos certamente serão incentivados a comprarem suas impressoras 3D, cada vez com preços mais atrativos e assim poderem fabricar seus próprios aparelhos. O mercado odontológico 3D será gigantesco, vão surgir novas empresas e outras que não acompanharem esta tendência certamente vão sucumbir, em algum tempo.

  • Busca pelo conforto e estética pelos pacientes

A partir do maior interesse de pacientes adultos pela estética do sorriso, os aparelhos passaram a ser mais confortáveis e cada vez menos perceptíveis. A Ortodontia CAD-CAM trouxe a possibilidade de se fabricar aparelhos praticamente invisíveis. Estamos alcançando as ferramentas digitais corretas, em um cenário que reúne tecnologia, estética, precisão e viabilidade. Por apresentarem exatamente estas características, Aparelhos Linguais e Alinhadores gerados por tecnologia CAD-CAM deverão protagonizar os novos sistemas de tratamento para os próximos anos. Estejam preparados pacientes e doutores!

Henrique Bacci, Mestre e Especialista em Ortodontia, criador do Octopus Lingual Braces.

 

  • Programa Bacci Estabilidade Compartilhada

    Aparelhos Invisíveis e Sorriso Perfeito por muito mais tempo! Certamente você já deve ter ouvido falar de pessoas que já usaram aparelhos ortodônticos, em alguma época da vida e tiveram que voltar a colocá-lo novamente. ÉLeia mais

  • LIÇÕES EM MEIO À PANDEMIA

    Ciência e Reflexões em Tempos de Covid-19 Autor: Henrique Bacci SUMÁRIO Capítulo 1 / Henrique Bacci    No Meio de uma Pandemia: Histórico e Reflexões Capítulo 2 / Henrique Bacci    Em Busca da Origem daLeia mais

  • Bacci Aligners

    Bacci Invisible Orthodontics inova uma vez mais, fabricando seus próprios alinhadores. Não se trata de deixar de usar aparelhos fabricados por grandes companhias. Pelo contrário, alguns casos clínicos demandam uma tecnologia que só as maiores empresasLeia mais

  •  Ortodoncia Lingual: de la artesanía al CAD-CAM, por H. Bacci

     Ortodoncia Lingual: de la artesanía al CAD-CAM Lingual Orthodontics: from handicraft to CAD-CAM  Artículo publicado en la Revista de la Sociedad Argentina de Ortodoncia Autor: Henrique Bacci “La Ortodoncia Lingual es una técnica con unLeia mais

  • Invisalign

    Invisalign é uma marca registrada de alinhadores ortodônticos transparentes, talvez a mais famosa do mundo. É bem verdade que a Align Technology  (https://www.aligntech.com/) sediada nos Estados Unidos expõe números gigantescos quando o assunto se refereLeia mais

PróximoAnterior